Plano PAI

Já pensou em ter um plano de previdência com cara de plano de investimento no qual você tem 100% de rentabilidade logo no primeiro aporte? Então, conheça o PAI – Plano de Aposentadoria Individual!

O PAI é um plano de previdência complementar por meio do qual você constrói sua reserva financeira de longo prazo. Ele é um excelente benefício e deve ser considerado em sua estratégia de investimentos, pois oferece inúmeras vantagens para quem é colaborador de algumas das empresas do Conglomerado Itaúsa. Conheça algumas delas a seguir.

Vantagens

  • 100% de rentabilidade em cada aporte feito, isso porque a sua empresa, patrocinadora do PAI, faz a contrapartida igual ao percentual de sua contribuição básica mensal.
  • Aportes mensais que cabem em seu orçamento, com flexibilidade para ajustá-lo de acordo com o seu planejamento.
  • Perfil de investimentos para você decidir como a sua reserva será investida no mercado financeiro.
  • Rentabilidade obtida nos investimentos que retornam para sua reserva financeira, tendo em vista que a Fundação Itaúsa é uma entidade sem fins lucrativos.
  • Vantagens diferenciadas que somente os grandes investidores têm por conta do montante aplicado pelo PAI no mercado financeiro, que é considerável.
  • Benefício fiscal com possibilidade de pagar menos IR ou aumentar sua restituição.
  • Empréstimo pessoal com taxas competitivas e diferenciadas em relação ao mercado.
  • Liberdade para decidir quais serão seus beneficiários no plano.
  • Opções adequadas de direcionamento de sua reserva em caso de desligamento.
  • Aposentadoria a partir de 55 anos.
  • Aposentadoria por invalidez.
  • Benefício por morte

Com o PAI você só acumula vantagens e obtém uma reserva financeira de longo prazo que poderá lhe proporcionar bem-estar financeiro no futuro. Conheça mais sobre esse benefício cheio de vantagens.

Acesso rápido

Plano PAI

Mural

Queremos manter você sempre bem informado e por dentro de tudo o que acontece com o seu plano de investimentos de longo prazo. Por isso, aqui você terá sempre à disposição informações relacionadas ao seu status de participante ao plano. Para acessá-las, basta clicar sobre a opção que representa o seu Status.

Plano PAI

Desempenho

Aqui você acompanha de perto a rentabilidade e o desempenho do PAI, o seu plano de investimentos de longo prazo.
Rentabilidade no mês de outubro

Perfil conservador

0,50%
Ícone do perfil Conservador

Perfil moderado

-1,92%
Ícone do perfil Moderado

Perfil agressivo

-2,81%
Ícone do perfil Agressivo
Rentabilidade nos últimos 12 meses
0,49
2,35
3,49
dezembro
2020
0,26
2,94
4,89
novembro
2020
0,04
-0,26
-0,52
janeiro
2021
0,16
-0,64
-0,93
fevereiro
2021
0,22
0,99
1,22
março
2021
0,28
1,01
1,11
abril
2021
0,29
1,65
2,20
maio
2021
0,35
0,11
0,28
junho
2021
0,36
-0,74
-1,21
julho
2021
0,37
-0,76
-1,23
agosto
2021
0,47
-0,90
-1,94
setembro
2021
0,50
-1,92
-2,81
outubro
2021
Cenário macroeconômico
Índices de referência no mês de outubro
CDI
0,48%
IPCA
1,25%
IBOVESPA
-6,74%
Desempenho comparativo
Conservador
Moderado
Agressivo
CDI
Ibovespa
IMA-B
a
Erro ao carregar o gráfico
Plano PAI

Serviços

Aqui você tem o acesso aos serviços disponíveis para o seu status de participantePara acessá-las, basta clicar sobre a opção que representa o seu status.

Não sabe qual é o seu status de participante? Não tem problema! Clique sobre a opção “Não sei o meu status” que explicaremos para você cada um deles.

Participante Vinculado (BPD)
Solicitações
Imposto de Renda
Não sei o meu status

Leia os descritivos abaixo para confirmar qual é o seu status de participação.

Ativo

São os empregados, diretores e conselheiros das patrocinadoras, admitidos ou investidos no cargo de diretor ou de conselheiro, respectivamente, que formalizarem sua inscrição no Plano PAI..

Autopatrocinado

Tanto os ex-empregados, ex-diretores e ex-conselheiros que tenham se desligado da patrocinadora como aqueles que estejam licenciados ou afastados, sem remuneração, desde que, em qualquer situação, tenham efetuado opção pelo autopatrocínio. Também serão considerados autopatrocinados, os ex-empregados, ex-diretores e ex-conselheiros que, após se tornarem elegíveis ao benefício de Aposentadoria Normal, optarem pelo autopatrocínio enquanto não requererem a concessão do benefício.

Vinculado (BPD)

São os ex-empregados, ex-diretores e ex-conselheiros das patrocinadoras que, tendo direito, venham optar pelo instituto do Benefício Proporcional Diferido.

Assistido

São os ex-empregados, ex-diretores e ex-conselheiros das patrocinadoras que estiverem recebendo um benefício de renda mensal previsto no regulamento do plano.

Plano PAI

Funcionamento

De um um pai e sua mãe segurando uma criança recém-nascida

O PAI é um plano de previdência complementar do tipo Contribuição Definida, o que significa que o valor de seu benefício será estabelecido apenas no momento da concessão, para pagamento por prazo determinado, com base no saldo acumulado. Ele é de acesso exclusivo aos colaboradores de algumas empresas do conglomerado Itaúsa e está aberto a novas adesões.

O PAI funciona como um plano de investimento de longo prazo no qual você investe mensalmente um percentual do seu salário (contribuição básica) e a sua empresa faz um aporte (contribuição) de 100% do valor que você investiu. Veja que aqui há 100% de rentabilidade em cada aporte que você faz.

Os valores acumulados mensalmente são aplicados no mercado financeiro, de acordo com o perfil de investimento que você escolher e seguindo uma Política de Investimentos definida para o plano. Ou seja, você decide como a sua reserva será investida.

Para o perfil de investimentos, você pode escolher entre o ConservadorModerado e Agressivo (saiba mais sobre eles), podendo alterá-lo quando quiser.

No PAI você tem contas em seu nome para os seus aportes e os que são feitos por sua empresa. No momento da sua aposentadoria, essas contas são consolidadas em uma única e o saldo convertido em benefício, sempre levando em consideração a forma e o período de recebimento que você escolher. O cálculo do benefício considera a soma de seus aportes, dos aportes da patrocinadora e do valor do retorno dos investimentos.

No caso de aposentadoria por invalidez, essas contas também são consolidadas e você recebe o saldo total de sua reserva, em pagamento único, se comprovar a concessão do benefício pela Previdência Social (INSS).

Caso você se desligue de sua empresa, o PAI lhe oferece opções de utilização de sua reserva financeira como continuar investindo mensalmente e usufruindo das vantagens do plano (autopatrocínio); manter a sua reserva aplicada no plano, mas sem fazer aportes mensais (Benefício Proporcional Diferido); levar sua reserva para uma instituição financeira ou para outra entidade de previdência complementar fechada (portabilidade); ou resgatar 100% do investimento que você fez, acrescido da rentabilidade obtida no período que permaneceu no plano.

Ainda há o benefício por morte. Neste caso, as contas serão consolidadas e o saldo total de sua reserva será direcionado aos seus beneficiários indicados ao plano.

Agora que você conheceu o plano PAI, que tal obter mais detalhes sobre essa opção de investimento cheia de vantagens? Vem com a gente 😉

Plano PAI

Perfis de Investimento

Foto de um avô com seu neto brincando em um tablet

Aqui, você tem três perfis de investimentos que determinam como os recursos administrados pelo PAI serão aplicados no mercado financeiro. Assim, poderá escolher aquele perfil de investimento que melhor se adequa ao seu momento de vida, idade, expectativas de bem-estar financeiro futuro, preferência por liquidez, rentabilidade e disposição para aceitar os riscos específicos dos investimentos.

Embora a escolha do perfil não seja definitiva, ela é importante e de grande responsabilidade porque irá interferir diretamente nos rendimentos de seus investimentos de longo prazo.

Basicamente, a diferença entre os três perfis está na maneira de como são aplicados os recursos financeiros, ou seja, mais conservadora ou mais agressiva, o que resulta em mais ou menos riscos buscando a rentabilidade característica de cada perfil. Para isso ficar mais claro, conheça esses perfis:

Ícone do perfil Conservador

Conservador

Esse perfil oferece uma rentabilidade mais estável e, consequentemente, níveis mais baixos de risco, mas com retornos potencialmente menores que os demais perfis.

Normalmente, esse perfil é indicado para privilegia a estabilidade ao invés de correr os riscos do mercado financeiro em busca de maiores retornos.

Para 2021, os valores que pretendem ser alocados para esse perfil são:

Renda Fixa
Renda Variável
Estruturado
Imobiliários
Empréstimos
Exterior
Mín. %
57
0
0
0
0
0
Alvo %
99
0
0
0
1
0
Máximo %
100
5
20
5
3
10

Os percentuais podem variar dentro de uma margem (mínimo e máximo), conforme a tabela acima.

Ícone do perfil Moderado

Moderado

Esse perfil oferece a possibilidade de retornos maiores que investimentos de curto prazo, com exposição à renda variável, investimentos no exterior e estruturados. Existe a possibilidade de perda decorrentes de rentabilidades negativas.

Ele é indicado para quem procura um equilíbrio entre segurança e rentabilidade e tem maior tolerância às oscilações do mercado financeiro, sendo capaz de lidar com maior exposição aos riscos para melhores retornos em prazos mais longos.

Para 2021, os valores que pretendem ser alocados para esse perfil são:

Renda Fixa
Renda Variável
Estruturado
Exterior
Mín. %
35
0
0
0
Alvo %
61
20
13
6
Máximo %
100
30
20
10
Ícone do perfil Agressivo

Agressivo

Esse perfil oferece a possibilidade de retornos maiores que investimentos de médio prazo, com maior exposição à renda variável, investimentos no exterior e estruturados. Sujeito à alta volatilidade e maior possibilidade de ocorrência de rentabilidades negativas.

É indicado para quem privilegia a rentabilidade e tem tolerância às oscilações do mercado financeiro, sendo capaz de lidar com alta exposição aos riscos para obter os melhores retornos em prazos mais longos.

Para 2021, os valores que pretendem ser alocados para esse perfil são:

Renda Fixa
Renda Variável
Estruturado
Exterior
Mín. %
15
0
0
0
Alvo %
42
37
13
8
Máximo %
100
50
20
10

Como optar por um dos perfis de investimento do plano PAI

  • Leia os detalhes sobre perfis de investimento e tire suas dúvidas com a gente.
  • Converse com sua família e analise seus objetivos financeiros de curto, médio e longo prazo.
  • Alocaremos os seus recursos no perfil escolhido até o mês subsequente após a sua opção.
  • O valor que alocaremos no perfil que escolheu será o saldo total de sua reserva, ou seja, o saldo de conta de participante e de patrocinadora.
  • O seu saldo será atualizado com a rentabilidade apurada no mês, considerando os percentuais de aplicação nos segmentos (renda fixa, renda variável, investimentos estruturados, investimentos no exterior e operações com participantes) do perfil que escolheu.
  • Você poderá alterar o perfil de investimento escolhido quando preferir, com um intervalo mínimo de 6 meses da última opção.

Agora que você teve oportunidade de conhecer os perfis de investimentos disponibilizados pelo PAI, está na hora de obter mais detalhes sobre eles. Vem com a gente!

Plano PAI

Empréstimos

Foto de uma família se abraçando ao ar livre

Como participante ativo do plano PAI (*), você tem à mão uma linha de crédito especial com taxas competitivas e diferenciadas em relação ao mercado.

Com essa linha, você pode contar com o valor de até dois salários de participação, podendo chegar até quatro salários de participação, caso tenha o dobro desse valor em sua conta de participante.

Para obter esse empréstimo, é necessário atender alguns requisitos, como ter feito contribuições básicas mensais ao plano por um período mínimo de 12 meses, não ter empréstimo consignado e não ter um contrato de empréstimo em andamento com a gente.

Você tem até 24 meses para quitar o seu empréstimo, sendo que as parcelas mensais são descontadas diretamente em folha de pagamento.

Obtenha detalhes sobre esse empréstimo pessoal que disponibilizamos especialmente para você. Leia o regulamento abaixo ou acesse o contrato para plano de empréstimos disponível no Portal do Participante.

Agora, para conhecer mais sobre esse e outros assunto relacionados ao Plano PAI, acesse Informações e atendimento.

(*) Participante ativo: são os empregados, diretores e conselheiros das patrocinadoras, admitidos ou investidos no cargo de diretor ou de conselheiro, respectivamente, que formalizarem sua inscrição no Plano PAI.