Foto ilustrativa com gráficos financeiros
Ícone de um calendário
15/12/2020
Categorias
Rentabilidade e Investimentos

Otimismo dos mercados favorece positivamente o desempenho dos Perfis de Investimento em novembro de 2020

O clima de otimismo predominou nos mercados financeiros do Brasil e do mundo ao longo do mês de novembro.

Mesmo com o número de casos de Covid-19 ainda elevado em diversos países, as perspectivas positivas em torno da eficácia das vacinas que estão sendo testadas trouxeram ânimo aos investidores e contribuíram para a precificação e valorização dos ativos.
O ótimo desempenho dos investimentos no período também foi favorecido pelos resultados das eleições tanto americanas como as eleições municipais brasileiras, que animaram os mercados.

A preocupação que ainda ronda os investidores é quanto às questões fiscais nacionais para o próximo ano. Sem a visualização de uma resolução rápida do problema, e com o receio de que os programas de auxílio emergencial continuem por mais um tempo, o que aumentaria o desequilíbrio das contas públicas, o risco de um cenário pessimista ganhar força, ainda que pouco provável, permanece no radar.

No âmbito econômico, indicadores de atividade continuam mostrando uma retomada gradual da economia com altas no desempenho da indústria, do comércio e do setor de serviços. A inflação, por sua vez, apresentou novamente variação acima do esperado, com aceleração dos preços.

Diante dos dados apresentados, o mercado de modo geral fechou com bons rendimentos. O reflexo disso se deu também nos perfis de investimento do Plano PAI, com resultados superiores aos seus respectivos benchmarks.
Com investimentos basicamente em títulos de renda fixa e estruturados, o perfil Conservador alcançou em novembro uma rentabilidade de 0,26% ficando acima do benchmark de 0,19% e do CDI (0,15%). No acumulado de 12 meses está em 3,44%.

Favorecidos pelo impressionante resultado de 15,90% do índice Ibovespa, os perfis de maior risco também apresentaram um desempenho bastante positivo. No Moderado a rentabilidade registrada no período foi de 2,94%, abaixo do benchmark de 3,24%, e no acumulado de 12 meses está em 6,71%. Já o perfil Agressivo registrou 4,89%, a segunda melhor rentabilidade do ano, porém manteve-se abaixo do seu benchmark de 5,87% e no acumulado de 12 meses está em 7,24%.

Para acessar o relatório de alocações de novembro, clique aqui.

Em caso de dúvidas ou mais informações, você pode entrar em contato com a equipe de Atendimento da Fundação Itaúsa pelos canais que já conhece: atendimento@funditausaind.com.br ou pelos telefones (11) 3179.7233/ 7419/7448.

Notícias e publicações mais recentes
Ícone de um calendário
18/03/2024

Conheça os novos representantes dos participantes e assistidos nos Conselhos da Fundação Itaúsa

Ícone de link

Ícone de um calendário
01/03/2024

Declaração de Imposto de Renda, ano-base 2023

Ícone de link

Veja aqui como obter as informações dos Plano PAI e BD para lançamento em sua Declaração de Ajuste Anual

Ícone de um calendário
27/02/2024

Esclarecimento - Limitação de Fundos Exclusivos

Ícone de link

Voltar para a página anterior Ícone de link