Foto ilustrativa com gráficos financeiros
Ícone de um calendário
15/12/2020
Categorias
Rentabilidade e Investimentos

Otimismo dos mercados favorece positivamente o desempenho dos Perfis de Investimento em novembro de 2020

O clima de otimismo predominou nos mercados financeiros do Brasil e do mundo ao longo do mês de novembro.

Mesmo com o número de casos de Covid-19 ainda elevado em diversos países, as perspectivas positivas em torno da eficácia das vacinas que estão sendo testadas trouxeram ânimo aos investidores e contribuíram para a precificação e valorização dos ativos.
O ótimo desempenho dos investimentos no período também foi favorecido pelos resultados das eleições tanto americanas como as eleições municipais brasileiras, que animaram os mercados.

A preocupação que ainda ronda os investidores é quanto às questões fiscais nacionais para o próximo ano. Sem a visualização de uma resolução rápida do problema, e com o receio de que os programas de auxílio emergencial continuem por mais um tempo, o que aumentaria o desequilíbrio das contas públicas, o risco de um cenário pessimista ganhar força, ainda que pouco provável, permanece no radar.

No âmbito econômico, indicadores de atividade continuam mostrando uma retomada gradual da economia com altas no desempenho da indústria, do comércio e do setor de serviços. A inflação, por sua vez, apresentou novamente variação acima do esperado, com aceleração dos preços.

Diante dos dados apresentados, o mercado de modo geral fechou com bons rendimentos. O reflexo disso se deu também nos perfis de investimento do Plano PAI, com resultados superiores aos seus respectivos benchmarks.
Com investimentos basicamente em títulos de renda fixa e estruturados, o perfil Conservador alcançou em novembro uma rentabilidade de 0,26% ficando acima do benchmark de 0,19% e do CDI (0,15%). No acumulado de 12 meses está em 3,44%.

Favorecidos pelo impressionante resultado de 15,90% do índice Ibovespa, os perfis de maior risco também apresentaram um desempenho bastante positivo. No Moderado a rentabilidade registrada no período foi de 2,94%, abaixo do benchmark de 3,24%, e no acumulado de 12 meses está em 6,71%. Já o perfil Agressivo registrou 4,89%, a segunda melhor rentabilidade do ano, porém manteve-se abaixo do seu benchmark de 5,87% e no acumulado de 12 meses está em 7,24%.

Para acessar o relatório de alocações de novembro, clique aqui.

Em caso de dúvidas ou mais informações, você pode entrar em contato com a equipe de Atendimento da Fundação Itaúsa pelos canais que já conhece: atendimento@funditausaind.com.br ou pelos telefones (11) 3179.7233/ 7419/7448.

Notícias e publicações mais recentes
Ícone de um calendário
14/06/2022

Dia Mundial de conscientização da violência contra a pessoa idosa

Ícone de link

A Fundação Itaúsa Industrial alerta a sociedade e repudia todo tipo de violência ou discriminação contra essa população

Ícone de um calendário
20/05/2022

Aniversário do Plano PAI

Ícone de link

Há 21 anos ajudando você na construção do seu pós-carreira

Ícone de um calendário
29/04/2022

Composição dos Conselhos e Diretoria Executiva

Ícone de link

Conheça a nova composição do Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva para o período de gestão 2022-2024

Voltar para a página anterior Ícone de link