O clima de otimismo predominou nos mercados financeiros do Brasil e do mundo ao longo do mês de novembro.
Mesmo com o número de casos de Covid-19 ainda elevado em diversos países, as perspectivas positivas em torno da eficácia das vacinas que estão sendo testadas trouxeram ânimo aos investidores e contribuíram para a precificação e valorização dos ativos.
O ótimo desempenho dos investimentos no período também foi favorecido pelos resultados das eleições tanto americanas como as eleições municipais brasileiras, que animaram os mercados.
A preocupação que ainda ronda os investidores é quanto às questões fiscais nacionais para o próximo ano. Sem a visualização de uma resolução rápida do problema, e com o receio de que os programas de auxílio emergencial continuem por mais um tempo, o que aumentaria o desequilíbrio das contas públicas, o risco de um cenário pessimista ganhar força, ainda que pouco provável, permanece no radar.
No âmbito econômico, indicadores de atividade continuam mostrando uma retomada gradual da economia com altas no desempenho da indústria, do comércio e do setor de serviços. A inflação, por sua vez, apresentou novamente variação acima do esperado, com aceleração dos preços.
Diante dos dados apresentados, o mercado de modo geral fechou com bons rendimentos. O reflexo disso se deu também nos perfis de investimento do Plano PAI, com resultados superiores aos seus respectivos benchmarks.
Com investimentos basicamente em títulos de renda fixa e estruturados, o perfil Conservador alcançou em novembro uma rentabilidade de 0,26% ficando acima do benchmark de 0,19% e do CDI (0,15%). No acumulado de 12 meses está em 3,44%.
Favorecidos pelo impressionante resultado de 15,90% do índice Ibovespa, os perfis de maior risco também apresentaram um desempenho bastante positivo. No Moderado a rentabilidade registrada no período foi de 2,94%, abaixo do benchmark de 3,24%, e no acumulado de 12 meses está em 6,71%. Já o perfil Agressivo registrou 4,89%, a segunda melhor rentabilidade do ano, porém manteve-se abaixo do seu benchmark de 5,87% e no acumulado de 12 meses está em 7,24%.
Para acessar o relatório de alocações de novembro, clique aqui.
Em caso de dúvidas ou mais informações, você pode entrar em contato com a equipe de Atendimento da Fundação Itaúsa pelos canais que já conhece: atendimento@funditausaind.com.br ou pelos telefones (11) 3179.7233/ 7419/7448.
Atualize agora suas informações e evite aborrecimentos futuros
Oportunidade para participantes assistidos que queiram rever o valor de sua renda mensal e assim, readequar o seu planejamento financeiro.
Possibilidade de alteração do regime de tributação para quem requereu o benefício mensal ou realizou o resgate do seu saldo a partir de 11/01/202