Foto ilustrativa com gráficos financeiros
Ícone de um calendário
10/06/2020
Categorias
Rentabilidade e Investimentos

Mercado financeiro mantém recuperação em maio de 2020 e favorece desempenho do Plano PAI

Os sinais de recuperação do mercado financeiro voltaram a ser observados ao longo do mês de maio, possibilitando, ainda que de forma cautelosa, um olhar levemente otimista frente aos acontecimentos futuros.

Essa percepção pode ser atribuída, em parte, aos reflexos da retomada das atividades em algumas regiões do mundo, como China e países da Europa, que seguem por enquanto sem sinais de novos casos de Covid-19 e com dados de mobilidade urbana em crescimento.

Este, no entanto, não foi o único fator responsável pela reação do mercado. Uma mistura de liquidez global abundante, estímulos monetários por parte dos bancos centrais mundiais e pacotes fiscais anunciados ajudaram a dar sustentação aos preços dos ativos.

Ainda que as perspectivas apontem para uma crise econômica profunda e um cenário de muitas incertezas, a contrapartida favorável decorrente dos fatores mencionados acima, elevou o desempenho dos investimentos de um modo geral, beneficiando o resultado do Plano PAI, que registrou no período rentabilidade positiva nos três perfis: Conservador, Moderado e Agressivo.

Com investimentos basicamente em títulos de renda fixa e estruturados, o perfil Conservador fechou o mês de maio com uma rentabilidade de 0,41% ficando acima do benchmark de 0,28% e do CDI (0,24%). No acumulado de 12 meses está em 5,74%.

Os perfis de maior risco também mostraram boa performance. No Moderado a rentabilidade registrada em maio foi de 2,18%, superando o benchmark de 2,15%, e no acumulado de 12 meses está em 6,10%. Já o perfil Agressivo alcançou no período uma rentabilidade de 3,35%, levemente abaixo do benchmark de 3,65% e no acumulado de 12 meses está em 4,78%.

A recuperação do mercado financeiro observada pelo segundo mês consecutivo no Brasil após um primeiro trimestre crítico, é vista com otimismo pela Fundação Itaúsa Industrial, entretanto, entendemos que cautela e resiliência ainda devem permanecer como palavras de ordem nos próximos meses, período em que as consequências econômicas da quarentena estarão ainda mais evidentes e novas ondas de volatilidade poderão ser esperadas.

Clique aqui para acessar o relatório de alocações de maio e conferir mais informações sobre o cenário econômico no Brasil e no mundo.Lembramos ainda que, em caso de dúvidas ou mais informações, você pode entrar em contato com a equipe de Atendimento da Fundação Itaúsa pelos canais que já conhece: atendimento@funditausaind.com.br ou pelos telefones (11) 3179.7233/ 7419/7448.

Notícias e publicações mais recentes
Ícone de um calendário
18/03/2024

Conheça os novos representantes dos participantes e assistidos nos Conselhos da Fundação Itaúsa

Ícone de link

Ícone de um calendário
01/03/2024

Declaração de Imposto de Renda, ano-base 2023

Ícone de link

Veja aqui como obter as informações dos Plano PAI e BD para lançamento em sua Declaração de Ajuste Anual

Ícone de um calendário
27/02/2024

Esclarecimento - Limitação de Fundos Exclusivos

Ícone de link

Voltar para a página anterior Ícone de link