"Apesar do contexto inesperado, não estamos entrando em um novo ciclo negativo, como no biênio 2015-2016"
Em janeiro de 2023, a Lojas Americanas, considerada uma marca sólida e conhecida por muitos brasileiros, trouxe a surpresa de inconsistências contábeis que chegaram a R$ 20 bilhões nos balanços de 2022 e anos anteriores.
Apesar do contexto inesperado, não estamos entrando em um novo ciclo negativo, como no biênio 2015-2016, é o que traz Marcelo Gutterman, engenheiro, Mestre em Economia e Finanças e especialista em Investimentos pela Western Asset Management, uma das empresas parceiras da Fundação Itaúsa na gestão dos recursos do Plano PAI, em seu artigo O Panorama de Crédito no Brasil. Na leitura, ele explica por meio de gráficos do Banco Central o porquê de as empresas estarem financeiramente preparadas para enfrentar essa nova fase do ciclo econômico.
Além disso, o engenheiro participou do podcast Parceiros do Futuro, da Fundação Itaúsa, deste mês. Durante o bate papo, Marcelo comentou sobre como os investimentos em renda variável e em renda fixa foram afetados, os próximos passos em relação a tais investimentos e conselhos aos participantes do Plano PAI da Fundação Itaúsa.
Confira aqui o artigo O Panorama de Credito no Brasil de Marcelo Gutterman e o podcast Parceiros do Futuro, da Fundação Itaúsa Industrial e entenda mais sobre a crise da loja Americanas e como ela afeta o mercado financeiro.
A mudança é um desdobramento da Lei nº 14.803/2024, em vigor desde 11/1/24, que ampliou a liberdade de escolha dos participantes no momento do rece
Os resultados mostram que a FII segue com um bom nível de aprovação entre os participantes e assistidos dos dois planos.
Já estão disponíveis no Seu Espaço, aqui do site da Fundação Itaúsa.