Anualmente em outubro, você pode alterar a sua opção de recebimento de benefício. A nova opção sempre passa a vigorar em janeiro do ano seguinte.
Para alterar a opção de recebimento de seu benefício, você precisa acessar o Portal do Participante, sua área restrita. Para isso, clique na opção Seu Espaço que está disponível na barra de menu deste site.
Na tela de login do Portal do Participante, informe, na sequência, seu CPF, confirme seu nome e informe sua senha de acesso ao site. Na sequência, acione o botão OK.
Na Página Inicial do Portal do Participante, no banner Campanhas (1), clique no link Alteração de Opção de Renda (2).
Na tela de Instruções (1), leia atentamente as orientações para proceder com a alteração de opção de renda. Na sequência, clique no botão Continuar (2).
Antes de avançar no processo, é importante entender que o Plano PAI possui 3 modalidades de pagamento do benefício. São elas:
Você participante pode alterar os critérios de recebimento do seu benefício, porém sempre se mantendo na modalidade escolhida no momento da solicitação de sua aposentadoria.
Desse modo, para dar continuidade ao processo de alteração, siga a orientação abaixo:
Percentual (%) de Saldo da Conta Total
Na tela Opção (1), o sistema apresentará a sua opção atual de renda e a possibilidade de alterá-la.
Passo 1 – Selecione em “Nova opção de renda” a opção “Percentual sobre Saldo.
Passo 2 – Escolha no campo “Alterar o percentual para” o novo parâmetro para o seu benefício que deverá ser entre 0,2% a 1,5%.
Vale lembrar: que o sistema não permite inclusão de percentual que resulte em valor de beneficio mensal menor que meia UR.
A alteração de seu benefício deve levar em consideração seu momento de vida atual e suas expectativas em relação à sua utilização e recebimento ao longo do tempo.
Prazo certo
Na tela Opção (1), o sistema apresentará a sua opção atual de renda e a possibilidade de alterá-la.
Passo 1 – Selecione em “Nova opção de renda” a opção “Alterar o prazo para”.
O sistema irá lhe mostrar o tempo de benefício já recebido e o prazo solicitado.
Entenda o que acontece quando você altera o prazo do seu benefício:
10 anos era a sua opção de recebimento de renda do benefício. Após 1 ano de benefício recebido, você alterou essa opção para 15 anos. Nesse caso, você terá 14 anos de recebimento, tendo em vista que já recebeu 1 ano.
Supondo que você queira reduzir o tempo de recebimento de 10 para 7 anos, nesse caso, usando o exemplo anterior, você terá 6 anos ainda para receber o benefício, lembrando que você já tinha recebido 1 ano.
Ao final, o sistema emitirá o Termo de Alteração de Renda, no qual constará a opção de renda atual e a nova opção de renda escolhida.
Entenda o que acontece quando você altera o prazo do seu benefício:
10 anos era a sua opção de recebimento de renda do benefício. Após 1 ano de benefício recebido, você alterou essa opção para 15 anos. Nesse caso, você terá 14 anos de recebimento, tendo em vista que já recebeu 1 ano.
Supondo que você queira reduzir o tempo de recebimento de 10 para 7 anos, nesse caso, usando o exemplo anterior, você terá 6 anos ainda para receber o benefício, lembrando que você já tinha recebido 1 ano.
Vale lembrar: que o sistema não permite alteração de prazo que resulte em um valor de benefício mensal menor que meia UR.
A alteração de seu benefício deve levar em consideração seu momento de vida atual e suas expectativas em relação à sua utilização e recebimento ao longo do tempo.
Benefício fixo em Reais
Na tela Opção (1), o sistema apresentará a sua opção atual de renda e a possibilidade de alterá-la.
Passo 1 – Selecione em “Nova opção de renda” a opção “Benefício Fixo em Reais”.
Nessa modalidade é possível alterar o prazo de recebimento, ou o valor em reais, ou ainda, escolher as duas opções, ou seja, alterar o prazo e o valor de recebimento do benefício. Para isso, basta clicar nos campos que você tenha interesse em alterar.
Entenda o que acontece quando você altera o prazo do seu benefício:
10 anos era a sua opção de recebimento de renda do benefício. Após 1 ano de benefício recebido, você alterou essa opção para 15 anos. Nesse caso, você terá 14 anos de recebimento, tendo em vista que já recebeu 1 ano.
Supondo que você queira reduzir o tempo de recebimento de 10 para 7 anos, nesse caso, usando o exemplo anterior, você terá 6 anos ainda para receber o benefício, lembrando que você já tinha recebido 1 ano.
Vale lembrar: que o sistema não permite inclusão de valor de beneficio mensal menor que meia UR.
A alteração de seu benefício deve levar em consideração seu momento de vida atual e suas expectativas em relação à sua utilização e recebimento ao longo do tempo.
Após escolher sua nova opção de recebimento de renda, clique no botão Optar.
Se o novo critério selecionado não atender o regulamento, aparecerá uma mensagem de alerta do sistema. Nesse caso, ajuste sua opção para adequar seu benefício ao mínimo permitido pelo plano e clique novamente em “Optar”.
MAS, ATENÇÃO
A sua nova opção poderá causar impacto no valor do seu IR. Veja o que pode acontecer:
A ferramenta emitirá um aviso de confirmação de sua solicitação. Clique no botão Confirmar para concluir a sua solicitação.
MAS, ATENÇÃO
Ao concluir essa etapa a sua solicitação já será acatada pelo sistema e não poderá ser cancelada.
Pronto! Sua nova opção de recebimento de seu benefício foi concluída. Clique no botão Confirmar e anote seu número de protocolo.
Seu novo valor de benefício será pago a partir de Janeiro do ano seguinte.
Caso queria, você poderá acessar o Termo de alteração. Para isso, clique no botão Obter Termo.
O acompanhamento do processo de solicitação de alteração de renda é feito por meio do Painel de Notificações do Portal.
Caso queira cancelar a sua opção de renda ao longo do mês de outubro, basta clicar no link “Alteração de Opção de Renda”, dentro do banner “Campanhas”.
Na tela Alteração de Renda, em Última solicitação realizada clique no botão “Cancelar Solicitação”. Na sequência, clique no botão Confirmar da mensagem que será exibida pelo sistema.
Com o cancelamento confirmado, você pode solicitar uma nova opção de renda, acessando novamente o banner da campanha e seguindo o passo a passo aqui descrito.
Se tiver dúvidas, contate-nos pelo e-mail atendimento@funditausaind.com.br ou ligue (11) 3179-7419, 3179-7154 ou 3179-7448.